terça-feira, 29 de agosto de 2017

Curso Técnico ou Faculdade?


Nos últimos textos venho falando sobre a escolha de uma profissão, digo que não se trata apenas de uma faculdade, você também pode escolher um curso técnico. Muitos jovens ficam em dúvida entre fazer curso técnico, chamados profissionalizantes, ou entrar para uma faculdade. 


O curso técnico é uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Não é como fazer faculdade que oferece uma visão mais ampla de conhecimento e ajuda a formar não apenas profissionais, mas também pesquisadores, cientistas ou acadêmicos. Os cursos técnicos são formações de nível médio com o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho. Geralmente são mais focados na parte prática.

Existem três formas de fazer de um curso técnico. Durante o ensino médio, pode ser feito de duas maneiras: primeira - na mesma escola que você está estuando, com as disciplinas normais e técnicas integradas, a segunda - em outra escola onde você terá o ensino técnico em período diferente.
E a terceira possibilidade, que talvez seja a mais conhecida, é fazer o curso após concluir o ensino médio com aulas exclusivas de conteúdo técnico.

Geralmente os cursos técnicos tem duração de até 2 anos. Se o jovem estiver no início do ensino médio e tiver o tempo livre fora de seu horário escolar, fazer um curso técnico é uma ótima opção.
Mas se não for possível fazer junto com o ensino médio, talvez porque o jovem já trabalha, os cursos profissionalizantes são boas opções para uma formação em menos tempo. A faculdade dura pelo menos quatro anos na maioria das instituições e dependendo do curso, pode durar cinco ou seis anos. 

O curso profissionalizante também é uma boa alternativa para quem ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, assim o jovem já poderá entrar no mercado de trabalho e juntar um dinheiro antes de escolher uma graduação.

Além de ser mais curto e preparar para o mercado de trabalho de forma prática, o curso técnico exige menos investimento financeiro. Fazer faculdade é o sonho de muita gente, mas pode não ser a melhor opção quando a grana está curta.

Diversas instituições oferecem cursos técnicos a preços acessíveis ou gratuitos. As principais são do Sistema S (Senai, Senac e Senat), presentes em grande parte das cidades brasileiras, mas existem também algumas opções públicas como asETEC'S no estado de São Paulo e o COTUCA na cidade Campinas.

Atualmente existem mais de 150 cursos técnicos registrados no Brasil. No link você poderá pesquisar os oferecidos na sua região. Mesmo com a possibilidade da formação técnica, fica a dúvida sobre qual escolher diante de tantas opções. 

Tendo em mente que o curso técnico oferece uma formação mais rápidas e prática, informações sobre o mercado de trabalho e das profissões mais requisitadas no momento são importantes para a decisão.

Por isso na Mostra de Profissões 2017 teremos o Plantão de Orientação sobre Mercado de Trabalho, com uma profissional de RH experiente e com informações atualizadas do mercado de trabalho.



Você já está inscrito para a Mostra de Profissões?
Não perca tempo, corre lá!!